quarta-feira, 13 de maio de 2009

Poltergeist – O Fenômeno

“Poltergeist – O Fenômeno” é um dos maiores clássicos do cinema americano, em se tratando de filmes de terror.
Steven Spilberg produziu essa verdadeira obra prima, recheada de sangue e suspense do início ao fim.
O mais intrigante em relação a esse filme diz respeito às diversas mortes ocorridas com vários dos artistas, inclusive com a protagonista: a pequena Carol Anne, interpretada por Heather O´Rourke.

Heather foi protagonista dos 3 episódios: Poltergeist I (1982), Poltergeist II (1986) e Poltergeist III (1988).
O primeiro sinal da doença que a matou foi sentida por ela em 1987. Ela estava em casa quando começou a sentir náuseas, e seus pés começaram a inchar. Heather então foi levada ao hospital e ficou internada por alguns meses. O diagnóstico acusou giárdia na menina. Receitaram um remédio chamado flagyl, que aparentemente estava fazendo efeito contra a doença.
Heather aparentemente estava bem, quando foi novamente ao hospital, pouco antes de iniciarem as filmagens de Poltergeist III. Tiraram raio x, e o parasita havia desaparecido. Apenas uma pequena inflamação foi detectada, e tratada com cortisona, o que causou uma pequena desproporcionalidade no rosto de Heather durante um determinado período.

Após cessar o uso de medicamentos, aparentemente desnecessários naquele momento, Heather viajou de Chicago para a Disneylândia na Flórida e voltaram para Los Angeles. Nessa período, a saúde de Heather parecia estar excelente.
Na manhã de 31 de Janeiro de 1988, Heather acordou vomitando. Durante o dia, sua mãe (Kathleen) deu-lhe Gatorade, que havia sido receitado pelos médicos. No dia seguinte (1º de Fevereiro de 1988) Heather acordou e disse à mãe que estava indo à escola. Kathleen disse “Não. Você não vai.” - e ofereceu-lhe algumas torradas. Heather disse que não tinha condições de engolir nenh
Então, Kathleen chamou um médico local, e este lhe informou que ela deveria levar a filha para seu consultório. Cerca de 20 segundos depois, Heather caiu no chão. Sofrendo de choque séptico, a menina ainda estava consciente, quando os paramédicos chegaram e perguntaram se ela estava se sentindo mal. Heather respondeu “Um pouco.” No caminho para a ambulância, Kathleen disse “I love you” (Eu te amo). Heather respondeu “I love you too” (Eu te amo também). Foram as últimas palavras trocadas entre mãe e filha.
Dez minutos depois, a ambulância chegou ao hospital. Heather já havia sofrido uma parada cardíaca e estava inconsciente. Os paramédicos tentaram reanimá-la, mas o esforço foi em vão. Às 9:25 da manhã (horário local) Heather estava praticamente morta. Ainda a ressuscitaram e a levaram de helicóptero até um hospital infantil há 20 milhas de distância – eram 10:45 da manhã. Heather chegou em estado crítico, e suas pupilas estavam fixas, o que poderia indicar danos cerebrais. Os médicos então pediram permissão para fazer uma operação no abdômen, e os pais dela concordaram. Ao encontrarem uma obstrução no intestino, os médicos a corrigiram. Mas já era tarde demais. Às 2:43 da tarde foi anunciada a sua morte. Heather O´Rourke faleceu em 1º de Fevereiro de 1988, com apenas 12 anos de idade.
Will Sampson morreu em 03 de Junho de 1987, no hospital Houston, depois de realizar um transplante de coração 6 meses antes.
A causa de sua morte foi atribuída a uma severa subnutrição e a um tipo de infecção causada por um fungo. Sampson interpretava o índio Taylor, em Poltergeist II.
Julian Beck- Sua morte foi causada por câncer de estômago. Faleceu em 14 de Setembro de 1986, no hospital Mount Sinai em Nova York.
Julian Beck já estava combatendo a doença há 18 meses, e faleceu durante as filmagens de Poltergeist II, onde interpretava o reverendo Henry Kane.
Dominique Dunne foi uma espécie de “Daniela Perez americana, dos anos 80”: uma atriz jovem, com uma carreira brilhante à sua frente, e que foi assassinada covardemente por alguém que supostamente a amava. Inclusive, ambas eram filhas de novelistas, e foram mortas atacadas pelo pescoço.
Confesso que fiquei extremamente chocado e revoltado ao descobrir, durante pesquisas na internet sobre o filme Poltergeist, no ano de 2001, que Dominique havia morrido há tanto tempo, e principalmente pela maneira como ela foi assassinada.
http://img255.imageshack.us/my.php?image=pltrgstrmvblegendadobypob0.png
Nesta cena, a silhueta na janela teria sido de proposito, mas há um erro. Depende de onde a câmera está filmando, a silhueta SEMPRE tá de frente para a câmera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário